Tecnologia do Blogger.

MEU futuro, MINHA vida!

03Quando você chega no Ensino Médio a primeira coisa que os seus professores vão fazer questão de te apresentar é ao Vestibular. Tudo bem que ainda tem 3 longos anos pelo frente até ele chegar em si, mas desde já começam a te preparar pra tal prova de fogo.
Mas sabe o que ninguém vai perguntar a você nesses 3 anos? se você realmente quer faze-lo, se você realmente quer entrar pra uma faculdade. O que pra mim sempre foi no mínimo estupido, afinal, é o nosso futuro que esta em jogo, não o dos professores, amigos, família e afins. Nossa opinião merece ser ouvida e aceitada, em vez de criticada.
Eu passei todo meu Ensino Médio detestando cada vez mais esse sistema ridiculo, do tempo das cavernas, que ainda usam nas escolas. Alguém me responde porque matemática e física é mais importante que artes e filosofia? E aí os adoradores de matemática devem estar falando: você só fala isso porque não gosta da matéria, porque tem dificuldade, e blá, blá. blá.
Sinto lhe informar mas você esta errado. Sou apaixonada por exatas e farei Engenharia na faculdade. Só que também adoro artes e acho que filosofia te faz pensar, acordar pra vida, em vez de ser um mero robô gravador de fórmulas. Porque é só isso que fazemos nessas matérias tão exaltadas: gravamos fórmulas.
E como esse supervalorização das ciências exatas não fossem suficiente, no 3º vem com toda força a pressão do Vestibular, já lembrado desde o 1º ano. Só que é nessa época que a pressão aumenta e você têm que decidir que profissão vai querer exercer pro resto da sua vida. Agora me fale: quem aos dezoito anos sabe o que quer da vida? Porque eu simplesmente ainda não sei o que quero. Tenho uma pequena noção, mas certeza? jamais.
Sem falar que além de decidir o que quer fazer você tem que escolher algo aceitavel pra sociedade. Engenharia, Medicina, Advocacia? Perfeito! Artes, Música, Sociologia? Quer morrer de fome é?
E como se toda essa pressão não fosse suficiente ainda vem o fator trabalho. Se você não tem pais com ótima condição financeira ferrou! Além de tudo isso ainda tem que ir em busca de um emprego, que provavelmente vai odiar e pegar mais da metade do tempo que teria pra estudar. Sem falar que quase todos os cursos de uma faculdade pública são integrais, o que te faz recorrer a uma faculdade privadade noturna, que nem de longe é tão boa, pra conseguir um diploma que você nem sabe se realmente o que queria.
Sabe o que eu tenho vontade de falar: Vá se ferrar sociedade! Deixe-me cuidar da minha vida, ter minhas próprias escolhas, ir atrás do meu destino. E tudo isso no tempo que achar que estou preparada e não no tempo que vocês acham certo. Deixe-me decidir pela graduação que eu quero, ou melhor, deixe-me escolher graduação nenhuma. E se eu tiver que vender cachorro quente na esquina pra sobreviver? Deixe-me também! E por favor não me desvalorize por isso, pois estarei seguindo meu destino, procurando meu próprio lugar ao Sol. Antes de ser rica, eu quero ser autentica, quero ser eu mesma, quero ser F-E-L-I-Z!

0 comentários:

Postar um comentário

Participe ;)

Universo Paralelo Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados